Medo vs. Respeito

Quando você sente medo de algo você tem duas opções: enfrentar ou se aniquilar diante daquilo. O medo cala, faz sofrer. 

Já o respeito é um sentimento totalmente diferente, respeito está estritamente relacionado a admiração e ao amor. 

Quando um filho tem medo de seus pais ele se cala em situações de conflito, não discute nem reclama, entretanto ele sofre internamente, não entende o porquê do agir tão invasivo dos pais. 

Não discute ou não faz algo, sem ao menos compreender o porquê. As marcas do medo ficarão guardadas para sempre e o sentimento desta criança será marcado por essa dor. 

Já quando os pais são extremamente amorosos e carinhosos com a criança e demonstram que se preocupam e querem o melhor pra ela, se forma uma relação de respeito. E assim, ao se fazer necessária uma negativa dos pais, por mais que a criança não concorde ela irá acatar, mas será com amor e compreensão. 

Pois a criança se sentirá completamente segura com relação aos pais, para questionar, conversar e obter explicações de uma forma respeitosa e construtiva. 

Respeito é mútuo, medo não. Os pais devem respeitar seus filhos, vê-los como seres que pensam, sofrem e querem compreender o mundo ao seu redor. Dessa forma os filhos respeitarão seus pais mutuamente, de forma recíproca. 

Mostre ao seu filho o quão rica pode ser uma relação familiar construtiva e baseada no respeito entre todas as partes. Cuide e compreenda, todos temos sentimentos, inclusive nossos tão amados pequenos. 

Quem ama cuida. 

Autor: Carolina Teixeira Bertti – Psicóloga Infantil – CRP 06/149000 WhatsApp (11) 98206-8024 E-mail: contato@carolpsicologia.com.br